DOMÍNIO

separator

 “Porque o pecado não terá domínio sobre vocês, pois vocês já não estão debaixo da lei, e sim da graça.” (Romanos 6:14)

A palavra-chave desta passagem é: DOMÍNIO. Se aqui o Apóstolo Paulo diz que o pecado não terá domínio, significa que algum dia ele já teve esse domínio sobre nós. Mas a vontade boa, perfeita e agradável de Deus pra nós é que isso não volte a acontecer jamais, porque estamos debaixo da graça.

O problema não são as ações pecaminosas; as ações em si já foram perdoadas. O problema é que o diabo usa o pecado para tentar ter domínio sobre nossas vidas. Ele sabe que estamos debaixo da graça, mas ele tenta ocultar as coisas, lutando para não deixar que entendamos a realidade de quem somos em Cristo. É desse modo que ele tenta colocar uma rédea sobre nossas vidas para nos controlar. ESSA RÉDEA É JUSTAMENTE O PECADO.

Nós não somos mais pecadores, mas precisamos exercitar metanoia – que é o arrependimento, a mudança de mente. Esse é o ponto fundamental para obtermos vitória sobre o pecado. Devemos olhar para o Senhor para que o Espírito Santo nos ajude, nos capacite e não caiamos nas armadilhas do inimigo. Devemos deixar para trás o que para trás fica, e seguir a Jesus.

Muitas pessoas interpretam mal o que falamos e pensam que ao falarmos sobre graça estamos advogando conivência com o pecado. Mas o que dá força ao pecado não é a graça, e sim a Lei! O pecado deixa de ter domínio sobre nós justamente porque estamos debaixo da graça.

Precisamos nos entregar aos princípios bíblicos da fé e da graça, entendendo que não é pelos nossos méritos, pela nossa força ou nosso esforço que nos livramos do pecado, mas é porque nos rendemos a Deus e entregamos nossa vida para ele. Quando nos rendemos, atestamos que somos fracos demais para conseguir; mas é na nossa fraqueza que somos forte, porque Deus entra em cena pra nos fazer mais do que vencedores. É quando reconhecemos que precisamos de Deus, de Jesus, da operação do Espírito Santo em nós, de graça superabundante, que ele nos fortalece para que o pecado não tenha domínio sobre nós!

Qualquer um de nós pode viver livre do domínio do pecado. Essa visão de que somos pecadores pobres e miseráveis é uma visão torta, distorcida pelo legalismo, oposta ao que a Bíblia nos apresenta. Como filhos amados do Deus Vivo, nós podemos vencer. A pergunta é: Como? E a resposta é muito simples: precisamos nos render a Deus, reconhecendo que ele, e somente ele, pode nos ajudar. Somos servos da justiça! Se andarmos na dimensão do Espírito, sendo dirigidos e guiados pelo Espírito, guiados pela Palavra, venceremos as tentações e não pecaremos. Nós jamais vamos deixar de ser tentados, mas podemos vencer o pecado porque o Espírito de Deus está em nós e também sobre nós!

Que você entenda hoje que Deus te ama incondicionalmente. Ele não te julga por causa dos pecados. Ele te transforma, se você se rende a ele.

 

Cresça em fé, viva vencendo, seja uma benção.

Pastor Mauricio Fragale